vaquejada

Vaquejada

Diretor
Carlos Alberto
Ano
Duração
20 minutos
Colorido
Super-8

A 21ª Vaquejada de Pombal, cidade paraibana. Depoimentos de moradores da região. Cenas da vaquejada. Um longo aboio “comenta” aspectos do evento. No curral, vaqueiros derrubam os animais. Trechos mudos mostram pessoas dançando no terreiro. Senhora conta que as vaquejadas do passado eram “elegantes” e “decentes”. Uma dupla de repentistas confronta as vaquejadas do passado com aspectos das vaquejadas realizadas no início dos anos 1980.

miniatura

Visões do Mangue

Diretor
Elisa Cabral
Ano
Duração
14 minutos
Colorido
Super-8

Catador do mangue fala do “pai do mangue”, o “batatão”, aquele que “se transforma em todas as posições”: homem, gato, tocha de fogo, mas não faz mal a ninguém, só espanta a pescaria. Outro catador fala de sua opção religiosa e diz preferir “a lei dos crentes que a lei dos católicos”. O filme mostra imagens do mangue, evidenciando a dura batalha de quem sobrevive da cata do caranguejo.
Um trabalhador afirma, enquanto descansa que “se mangue não tivesse mosquito, muriçoca, maruim nem toco era pros ricos, não era pros pobres, por que logo eles secavam logo um pedaço para eles, pegava mais da metade”. Filmado em comunidade às margens do rio Sanhuá.