padre zé estende a mão

Padre Zé Estende a Mão

Diretor
Jurandy Moura
Ano
Duração
26 minutos
P&B
16 mm

O cotidiano do Padre José Coutinho, responsável por abrigo e hospital que atende pessoas carentes de João Pessoa.

palco em pauta

Palco em Pauta

Diretor
Everaldo Vasconcelos e Maria das Graças Lira
Ano
Duração
11 minutos
Colorido
Super-8

A história do teatro em Cajazeiras. Eliezer Filho conversa com professor que fez teatro no passado. Ubiratan de Assis fala de grupos de teatro da cidade. O jornalista Gutemberg Cardoso também fala do tema. O ator Lincoln Rolim conta a passagem do Grupo Mickey para o Grupo Terra, que teve espetáculo censurado em Campina Grande. Marcélia Cartaxo em cena. Buda Lira é entrevistado por Ubiratan em programa de rádio. Créditos sonoros.

pássaros na cabeça

Pássaros na Cabeça

Diretor
Manfredo Caldas e Marcus Antonio Vilar
Ano
Duração
12 minutos
Colorido
Super-8

José Altino faz gravura em seu ateliê. Exposição no Núcleo de Arte Contemporânea da UFPB – NAC. Depoimento de um crítico e de uma amiga e do próprio artista. Voz feminina lê carta ao ami-go: discorre sobre arte, cultura, fome e dinheiro.

pastoris

Pastoris

Diretor
Oswaldo Trigueiro, Alex Santos, Ubiramar Vasconcelos, Roberto Coura
Ano
Duração
7 minutos
Colorido
Super-8

Apresentação pastoril (cordão azul x cordão encarnado). Alguns intelectuais assistem ao evento.

pedro osmar

Pedro Osmar

Diretor
Otávio Maia
Ano
Duração
28 minutos
Colorido
Super-8

O músico e agitador cultural Pedro Osmar em casa com a família. Acorda, toma café e sai. Longo poema sobre a liberdade é lido em off. De carona vai ao Teatro Santa Roza, em João Pessoa, onde fará show com Jarbas Mariz. Fala do movimento cultural Jaguaribe Carne. Depoimentos de Jarbas Mariz, Chico César, Elba Ramalho e da mulher de Pedro Osmar. Imagens do show no Santa Roza. Entre uma canção e outra, Osmar convoca plateia para participar de ato contra o aumento das passagens de ônibus.

perequeté

Perequeté

Diretor
Bertrand Lira
Ano
Duração
21 minutos
Colorido
Super-8

A vida do ator e dançarino Francisco Marto, o Perequeté, que, com muita garra, tenta superar o preconceito contra o artista e a homossexualidade na província. Cenas das filmagens de Esperando João, em que Perequeté atua.

piollin

Piollin (registro)

Diretor
Elpídio Navarro
Ano
Duração
30 Minutos
Colorido
Super-8

O palhaço Xuxu (Luis Carlos Vasconcelos) na rua. Depoimento do ator Luis Carlos V. A Piollin por dentro: sala, cinema, cartazes e teatro de mamulengo. Na parte externa do teatro, Ednaldo do Egito apresenta cenas de circo para o público. Na parte interna, aulas de teatro e dança e cenas dos dormitórios.

Primeiro de Maio

Diretor
Não identificado
Ano
Duração
37 Minutos
Colorido
Super-8

Trem vai em direção a Bayeux (PB). Cenas de bairro com casas de taipa e ruas alagadas. Essas imagens são intercaladas com a encenação do Calvário pela comunidade durante a Semana Santa, denotando a intenção do filme de associar o sofrimento da população ao martírio de Cristo. Na principal avenida da cidade de Bayeux comunidades participam de manifestação do Primeiro de Maio, empunhando cartazes com demandas e reclamações. Aspectos de uma comunidade ribeirinha, com destaque para o trabalho em torno da pesca de caranguejo e as atividades de um armazém comunitário. Presença de mulheres religiosas. Uma missa celebrada ao ar livre reúne muitas pessoas, inclusive crianças.

FILME TEMPORARIAMENTE INDISPONÍVEL PARA VISUALIZAÇÃO