manipueira

Manipueira

Diretor
Maria Aparecida
Ano
Duração
12 Minutos
Colorido
Super-8

Homens arrancam mandioca da terra. Na prensa, extrai-se a manipueira, líquido venenoso, mas que após depurado serve de alimento, e a goma, vendida nas feiras e usada para o preparo de beiju e da tapioca.

miniatura

Margarida Sempre Viva

Diretor
Cláudio Barroso
Ano
Duração
41 Minutos
Colorido
Super-8

Crédito inicial: “este filme é dedicado às mulheres do campo”. A morte de Margarida Maria Alves. Enterro dela em 12/08/83. Casimiro Alves, viúvo de Margarida fala ao telefone. O deputado Assis Camelo fala ao telefone ao lado do viúvo. Em seu gabinete, Fernando Milanez, secretário de segurança pública, fala das providências da polícia, sendo observado por Casimiro. Ato público em Alagoa Grande em 16/08/83 em repúdio ao assassinato de Margarida, com cinco mil pessoas presentes. Discursos do deputado Airton Soares (PT-SP) e de lideranças sindicais. Em 28/08/2013 tem início a campanha salarial dos trabalhadores rurais de Alagoa Grande, com grande manifestação embaixo de chuva. Criança, testemunha do crime, conta como foi o assassinato, que é reconstituído. Narradora fala de Agnaldo Veloso Borges, do Grupo da Várzea e de seu peso político. Um dos acusados do crime presta depoimento ao delegado Rosas. Imagens de Margarida durante comício, em que pede a reforma agrária, e em reportagem de TV: “só paro de falar quando estiver morta”. Depoimentos de Eleonora Oliveira (Mennecucci), do delegado Gilberto Rosas, encarregado das investigações, de Maria da Penha, do presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Alagoa Grande e da presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Cuitegi.

miniatura

Maria

Diretor
Henrique Magalhães
Ano
Origem
França
Duração
1 Minuto
Colorido
Super-8

Maria e o policial.

matadouro

Matadouro

Diretor
Luis Veríssimo
Ano
Duração
14 Minutos
Colorido
Super-8

Registro de uma vaquejada em local não identificado. Aspectos da festa. A derrubada dos animais no curral. Em outro cenário, homens tiram couro e retalham um bode.

o menor

O Menor

Diretor
João Gauvíncio
Ano
Duração
10 Minutos
Colorido
Super-8

Crianças de um bairro periférico dizem o que querem ser quando crescerem. Representante do poder público discorre sobre o problema social dos menores que vivem nas ruas de João Pessoa, muitos dos quais são infratores.

mercado de peixe

Mercado do Peixe de Tambaú (registro)

Diretor
Não identificado
Ano
Duração
5 Minutos
Colorido
Super-8

No mercado da praia de Tambaú, em João Pessoa, pescadores e vendedores limpam peixes e falam da rotina da profissão. Registro de atividade da colônia de pescadores de Tambaú, patrimônio cultural do bairro praiano.

mestre de obras

O Mestre de Obras

Diretor
Newton Araújo Jr
Ano
Duração
16 Minutos
Colorido
Super-8

Retrata o cotidiano do trabalho de mestres de obras. Pedreiro em conversa com familiares diz que está construindo casa para a filha e que precisa da ajuda de todos os membros da família. Ele afirma para a família: “a casa é um patrimônio de vocês”. Trilha musical de Chico César.

miniatura

Miserere Nobis

Diretor
Lauro Nascimento
Ano
Duração
23 Minutos
Colorido
Super-8

Um filme de temática homoerótica, primoroso na construção simbólica da narrativa, cuja fotografia, montagem e trilha sonora se destacam entre os filmes catalogados neste acervo. A Santa Ceia ganha nova dimensão com a presença dos personagens apresentados ao longo do filme.

misticismo

Misticismo – Folguedos e Tradições

Diretor
Alex Santos
Ano
Duração
10 Minutos
Colorido
Super-8

Procissão marítima de São Pedro sai de uma praia de Cabedelo, passa pelo estuário do rio Paraíba e termina na praia fluvial de Jacaré. A narração em off acentua um tom “institucional” que enaltece as manifestações populares dos pescadores – como as Cambindas de Lucena e Coco Praieiro – definido-as como manifestações folclóricas, religiosas e profanas.

monica passos

Mônica Passos

Diretor
Elisa Cabral
Ano
Duração
23 Minutos
Colorido
Super-8

A cantora brasileira Mônica Passos no palco em Paris. Em seu pequeno apartamento prepara refeição. No estúdio grava a música “Itaipu”. Fala de sua revolta contra a usina, que agride a natureza. Em um parque, canta “Itaipu”. Sua voz poderosa reproduz sons de pássaros. Joga pedras na água, criando analogia visual com ondas sonoras. Com o marido violonista caminha, de modo brincalhão, distanciando-se da câmera.

miniatura

Musica sem Preconceitos

Diretor
Alberto Júnior
Ano
Duração
26 Minutos
Colorido
Super-8

Em estilo docudrama, jovem encontra amigo na praia e marca encontro em casa para ouvir e tocar rock. No centro da cidade, pessoas falam sobre música. Os jovens tocam música (captada parcialmente). Depoimento de Bráulio Tavares durante apresentação musical. O realizador dá o seu depoimento. Na praia, garota viaja ao som do Pink Floyd.