bonecos de florismar

Bonecos de Florismar (registro)

Diretor
Cristina Moraes (orientação Prof. João de Lima)
Ano
Duração
5 Minutos
Colorido
Super-8

Exposição didática da produção e manipulação de bonecos de luva feitos de papel machê, pelo professor Florismar do Departamento de Artes e Comunicação da UFPB.

bernadete

Bernadete

Diretor
Graça Lira
Ano
Duração
10 Minutos
Colorido
Super-8

Mulheres de bairro periférico de João Pessoa falam das suas duras condições de vida: abandonadas pelos maridos, com filhos e até mães para cuidar. Um retrato singelo da condição feminina de trabalhadoras domésticas de uma capital nordestina.

o batom

O Batom

Diretor
Fernando Trevas e Gliberto Martins
Ano
Duração
5 Minutos
Colorido
Super-8

Uma bela mulher, um homem misterioso, um batom. Um experimento com duas soluções.

banhistas praia de tambaú

Banhistas de Tambaú (registro)

Diretor
Não identificado
Ano
Duração
6 Minutos
Colorido
Super-8

Imagens da praia de Tambaú, em João Pessoa. Banhistas e vendedores ambulantes. Dois destes são entrevistados.

miniatura

Baltazar da Lomba

Diretor
Nós Também
Ano
Duração
18 Minutos
Colorido
Super-8

Reconstituição do primeiro caso de repressão à homossexualidade na Paraíba, durante o Brasil colonial (1595), conduzido pela Igreja Católica. O filme é ousado ao explicitar a proposta de atualizar o debate sobre a repressão à homossexualidade, especialmente na longa cena de sexo e ao revelar os bastidores das filmagens realizadas pelo coletivo Nós Também. No final, cenas de carnaval em Pernambuco celebram simbolicamente a liberdade do personagem.

baía da traição

Baía da Traição

Diretor
José Humberto Nascimento (Tiuré)
Ano
Duração
10 Minutos
Colorido
Super-8

Índios potiguara dançam o toré ao som de música sem fonte sonora visível. O grupo caminha pela mata com bandeira branca. Potiguara lê telegrama sobre demarcação. Outro fala de Odilon Costa: “morreu, já se livramos desse” e da Companhia de Tecidos Rio Tinto.

Trazido de um arquivo de Brasília, trata-se de película em S-8 reunida no âmbito do ProjetoMunicípio de Rio Tinto e Terra Indígena Potiguara: explorações iniciais de Antropologia Visual”, desenvolvido pelo Prof. João Martinho de Mendonça entre 2010-2012, com apoio do Edital 03/2009 MCT/CNPq. 

Cedido pelo Fundo José Humberto Nascimento, pertencente ao Acervo do Arandu – Laboratório de Antropologia Visual/UFPB, Campus IV, Rio Tinto.