miniatura

Abril

Diretor
Marcus Antonio Vilar
Ano
Duração
19 minutos
Colorido
Super-8

A mobilização popular em torno da votação da Emenda Dante de Oliveira, em abril de 1984, no centro de João Pessoa. Depoimentos de populares e aposentados na praça João Pessoa. Dida Fialho e Joana Belarmino cantam para o público. Depoimentos do jornalista Carlos Aranha (cita João Goulart) e do artista Nandy Lisboa. Representante do PDS (do governo militar) fala sobre a posição do partido, que tende a apoiar a emenda. Depoimentos de Pedro Gondim (ex-governador da Paraíba), Nandy Lisboa (artista plástico), Paulho Coelho (professor universitário), Vandinho Carvalho – participante do movimento de bairro Fala Jaguabirbe – e do jornalista Carlos Aranha.

anistia

Anistia

Diretor
Edilson Dias
Ano
Duração
18 MInutos
Colorido
Super-8

Prisioneiro político, Emilson foi solto após a anistia em 1979. Ele torna-se produtor avícola, mas o negócio não prospera. Depois administra depósito de material de construção. O filme o documenta nestas atividades. Em reunião com anistiados e em depoimentos gravados em som direto, fala de suas lutas políticas. Enquanto relata como foi preso e torturado em 1973, mostra filhote de jacaré em seu quintal. Cenas de uma reunião do PT. Manifestação de rua e evento na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Ancião versus Sociedade

Diretor
Rejane Maria Martins
Ano
Duração
17 Minutos
Colorido
Super-8

No Lar da Providência, em João Pessoa, velhinhos, funcionários, médica e freira falam sobre a condição do idoso em um abrigo. Surgem temas como abandono familiar, solidão, doença. O filme teve a colaboração da socióloga Joselita Rodrigues Vieira.

amor e morte

Amor e Morte

Diretor
Torquato Joel
Ano
Duração
17 Minutos
Colorido
Super-8

Depoimentos de Selma Tuareg, Kubistcheck Pinheiro, Tadeu Franca, Edilson Dias e Henrique  Magalhães sobre amor e morte. Diálogos bizarros entre Tuareg e Kubistcheck.

africanos

Africanos

Diretor
Alex Santos
Ano
Duração
22 Minutos
Colorido
Super-8

João Pessoa, Carnaval de 1981. João Batista do Nascimento fala sobre o Bloco Africanos. A preparação do bloco. Desfile na Avenida Beira Rio.

Acalanto Bestiale

Diretor
Lauro Nascimento
Ano
Duração
10 Minutos
Colorido
Super-8

Mulher lê testamentos para filhas. Imagens da sua casa.

FILME TEMPORARIAMENTE INDISPONÍVEL PARA VISUALIZAÇÃO

abrindo brechas

Abrindo Brechas

Diretor
José Barbosa da Silva
Ano
Duração
24 Minutos
Colorido
Super-8

Em Guarabira (PB), a adolescente Bia escreve peça teatral sobre família, questões de gênero e machismo. O grupo faz entrevistas na rua, perguntando sobre a visão do que seja a família. Cenas dos ensaios da peça “Filhos de Papel”. O bispo de Guarabira, D. Marcelo Carvalheira, fala sobre o papel da família na sociedade brasileira. Bia desiste da peça por causa da repressão paterna. No teatro, a diretora anuncia que a peça não será concluída por conta da proibição do pai de uma das atrizes.